Linhas de Pesquisa

Currículo, tradução e formação de intérpretes

Objetivo:
Assumindo-se uma perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem investigamos, nesta linha, como diferentes propostas curriculares, sistemas semióticos e dispositivos midiático-digitais convergem para múltiplas experiências formativas de tradutores e de intérpretes de línguas de sinais. Congrega trabalhos que discutam, entre outras questões: ideologia, currículo, didática para formação de intérpretes educacionais e de tradutores de materiais didáticos.

Líder: Neiva de Aquino Albres

 

Tradução especializada, terminologia e ensino
Objetivo:
Assumindo-se uma perspectiva funcionalista da linguagem investigamos, nesta linha, o ensino e documentação de terminologia de áreas especializada para tradução em línguas de sinais e a produção de material didático para cursos e disciplinas específicas. Congrega pesquisas sobre processos de produção e de aplicação didática de materiais, terminologia em línguas de sinais; com vistas à construção do conhecimento sobre processos de ensino-aprendizagem de tradutores e de intérpretes.

Líder: José Ednilson Gomes de Souza-Junior